Bagnaia ganha e relança luta pelo título de MotoGP

por Mário Aleixo - RTP
Francesco Bagnaia (Ducati) aproxima-se do primeiro lugar do campeonato Franck Robichon - EPA

A vitória do piloto italiano Francesco Bagnaia (Ducati) no Grande Prémio do Japão de MotoGP, 16.ª prova da temporada, relançou a luta pelo título mundial quando faltam quatro rondas para o final.

Sem o português Miguel Oliveira (Aprilia) em pista devido a lesão contraída na jornada anterior, na Indonésia, "Pecco" Bagnaia gastou 42.09,790 minutos para concluir as 24 voltas ao traçado de Motegi, deixando na segunda posição o espanhol Jorge Martin (Ducati), a 1,189 segundos, com o também espanhol Marc Márquez (Ducati) na terceira posição, a 3,822.

Com esta são já 13 as vitórias consecutivas da Ducati esta temporada.

Foi a oitava vitória de Francesco Bagnaia esta temporada, números apenas alcançados por predestinados Valentino Rossi, Casei Stoner, Jorge Lorenzo ou Marc Márquez. O italiano não vencia há quatro provas.

Estou superfeliz. Ganhámos 11 pontos este fim de semana. Agora temos de ir para a próxima corrida com a mesma ambição e mesma estratégia”, sublinhou o bicampeão.

Nota ainda para o 109.º pódio de Marc Márquez no Campeonato do Mundo.

Jorge Martin mantém o comando do campeonato, com 392 pontos e agora com apenas 10 de vantagem para Bagnaia, que tem 382. Miguel Oliveira, apesar de não ter competido nesta ronda, mantém o 14.º posto do campeonato, com 71.

No Mundial de Construtores, a Ducati, já campeã, tem 574 pontos, com a KTM na segunda posição, com 275.

Segue-se o GP da Austrália, dentro de duas semanas.

PUB